Desde que estreou na Netflix, a série de Tim Burton, Wandinha, tem feito sucesso com a crítica e claro, principalmente com o público. A produção já acumulou mais 1,237 bilhões de horas vistas e em uma semana, a série de fantasia acumulou mais de 400 milhões de horas assistidas ficando assim em primeiro lugar no top 10 da plataforma em muitos países.
Vale lembrar que, no Rotten Tomatoes, a produção também não decepcionou, conseguindo 72% de aprovação da crítica especializada e 86% de avaliações positivas do público.
Esse sucesso se deve à boa direção de Burton e à execlente atuação de Jenna Ortega. Mas não é só isso e há outras razões que impactaram positivamente a série.
Carisma de Jenna Ortega
Não dá para negar que a expectativa em cima da personagem principal era grande, ainda mais que anteriormente ela tinha sido vivida por Christina Ricci, em uma atuação exemplar. Sendo assim, Ortega tinha a missão de criar uma Wandinha que fosse ao mesmo tempo carismática e sórdida, sem fugir do padrão sombrio da Família Addams. E ela conseguiu.
A Wandinha de Jenna Ortega é sarcástica na medida certa e ao mesmo tempo que é agradável. E não dá para falar que ver Ortega brilhando em cena é novidade, uma vez que ela entrega bons personagens tanto no terror X: A Marca da Morte quanto na série Jane, The Virgin.
Amadurecimento de Wandinha
Outro fator importante para o sucesso da série certamente foi o fato de ela mostrar a personagem principal sobre um viés diferente dos mostrados nos filmes.
Na série, Wandinha é uma adolescente que além de ter que lidar com os problemas de relacionamento na escola Nunca Mais, também se envolve em um triângulo amoroso com Ajax (Georgie Farmer) e Tyler (Hunter Doohan).
Além disso, a protagonista aparece mais madura e seu relacionamento com Mortícia (sua mãe) é mais explorado.
Coadjuvantes fazem a série valer a pena
Por falar em Mortícia, vale falar que os coadjuvantes foram fundamentais para o sucesso de Wandinha. Embora tenham pouco tempo de tela, os membros da Família Addams fazem a produção valer à pena. O destaque fica para Gomez interpretado por Luiz Guzmán e Mortícia vivida por Catherine Zeta-Jones.
Outra coadjuvante que fez sucesso não só na série como nas redes sociais foi Enid (Emma Myers), a colega de quarto de Wandinha. Por ser o oposto da protagonista, a garota foi um ponto cômico na série e a relação das duas adolescentes divertiu o público.
Wandinha x Wednesday
Outro fator que contribuiu para o sucesso da série, especialmente nas redes sociais, foi o fato de o nome da protagonista ter sido traduzido como Wandinha e não como Quarta-Feira (o que seria a tradução literal de Wednesday).
Na verdade, o Brasil sempre adotou essa adaptação, mas por algum motivo os estrangeiros descobriram isso só por meio da série de Burton e criaram várias postagens sobre o assunto nas redes sociais. Isso ilustra também como a série se popularizou tão rápido.